Palestra:
"Geossintéticos no Projeto de Rodovias na Região Amazônica"
Jorge G. Zornberg, Ph.D., P.E., F. ASCE
Professor and Joe E. King Chair in Engineering
Universidade do Texas, em Austin
Ex-Presidente da IGS - International Geosynthetics Society
Prof. Zornberg tem experiência de mais de 35 anos tanto em pesquisa como na prática das engenharias geotécnica, de geossintéticos, transporte e geoambiental. Sua pesquisa concentra-se em geotecnia de transporte, geossintéticos, solos não saturados, argilas expansivas e geotecnia ambiental. É autor de mais de 500 publicações técnicas, escreveu vários capítulos de livros e recebeu três patentes. Prof. Zornberg recebeu muitos prêmios de prestígio, incluindo o Presidential Early Career Award for Scientists and Engineers (PECASE), concedido pelo Presidente dos Estados Unidos. O IGS estabeleceu recentemente a "Zornberg Lecture," uma palestra honorária em reconhecimento às suas contribuições para a disciplina de geossintéticos.
Palestra:
"Características geológico-geotécnicas dos depósitos sedimentares da cidade de Rio Branco-AC: Uma discussão sobre as adversidades e os desafios no desenvolvimento de projetos e execução de obras"
Ricardo Nascimento, Prof. Dr.
Universidade Federal do Acre - UFAC - Brasil
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Acre - UFAC. Mestre em Geotecnia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Atualmente é Professor Associado do curso de Engenharia Civil da UFAC. Desde o ano de 2006, desenvolve estudos e pesquisas sobre o comportamento e as características geotécnicas dos solos da cidade de Rio Branco-AC.
Palestra:
"Comportamento Geotécnico de Solos Lateríticos da Região Amazônica"
Mayssa Alves da Silva, Profa. Dra.
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA - Brasil
Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), e engenheira civil, atualmente é Professora do Curso de Engenharia Civil na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), onde também chefia o Laboratório de Mecânica dos Solos e Pavimentação (LSP/UEMA) e a Divisão de Auxílios e Projetos de Pesquisa. A Profa.Mayssa desenvolve trabalhos técnicos, científicos e de consultoria nas áreas de Solos e Pavimentação. Em sua experiência profissional, prestou serviços de análise e fiscalização de projetos ferroviários, com destaque para o projeto de Expansão da Estrada de Ferro Carajás (EEFC) da VALE.
Palestra:
"Fenômeno das Voçorocas na Área Urbana do Município de Buriticupu/MA"
Mayssa Alves da Silva, Profa. Dra.
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA - Brasil
Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), e engenheira civil, atualmente é Professora do Curso de Engenharia Civil na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), onde também chefia o Laboratório de Mecânica dos Solos e Pavimentação (LSP/UEMA) e a Divisão de Auxílios e Projetos de Pesquisa. A Profa.Mayssa desenvolve trabalhos técnicos, científicos e de consultoria nas áreas de Solos e Pavimentação. Em sua experiência profissional, prestou serviços de análise e fiscalização de projetos ferroviários, com destaque para o projeto de Expansão da Estrada de Ferro Carajás (EEFC) da VALE.
Cláudio José Souza, Prof. Dr.
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA - Brasil
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Doutor em Geociências Aplicadas e Geodinâmica pela Universidade de Brasília. Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Civil. Pesquisas na área de hidrogeologia e meio ambiente, modelagem de dados geoespaciais e geomática.
Palestra:
"Controle de processos erosivos em taludes e margens de reservatórios"
Jefferson Lins da Silva, Prof. Dr.
Escola de Engenharia de São Carlos - EESC-USP - Brasil
Professor Associado da USP. Engenheiro Civil pela UFAL (2004), Mestre em Geotecnia pela USP (2006), Doutor em Eng. Civil pela USP (2011) com estágio na University of Nebraska-Lincoln (2010). Pós-Doutor pela USP (2013) e pela Universidade do Porto (2017). Responsável pelo Laboratório de Geossintéticos da EESC/USP. Editor associado da revista Soils and Rocks. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
Marta Pereira da Luz, Profa. Dra.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO - Brasil
Professora Adjunta da PUC-Goiás. Engenharia Civil pela UFGO (2001), Mestre em Engenharia Civil pela USP (2003), Doutora em Ciências Ambientais pela UFGO (2008), pós-doutorado em Geociências, Energia, Sociedade e Construções Sustentáveis pela Heriot-Watt University (2015), pós-doutorado pela EESC/USP (2022). Editora associada da revista Soils and Rocks. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
Palestra:
"Controle de qualidade e durabilidade de geossintéticos"
Denise de Carvalho Urashima, Profa. Dra.
CEFET-MG - Brasil
Possui graduação em Engenharia Civil pela UNESP, mestrado e doutorado em Geotecnia pelo ITA. Atualmente, é professora titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET-MG. Líder de grupo de pesquisa certificado pelo CNPq: geossintéticos aplicados em obras civis. Possui trabalhos publicados e apresentados em congressos nacionais e internacionais, bem como em revistas indexadas. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em geotecnia, com atuação nos seguintes temas: geossintéticos: aplicações e processos, análises estatísticas, geotecnia ambiental.
José Antonio Schiavon, Prof. Dr.
Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA - Brasil
Professor da Divisão de Engenharia Civil do ITA. Engenheiro Civil, com doutorado em Geotecnia pela EESC-USP e em Engenharia Civil (duplo diploma) pela EC-Nantes, França. Em atividades de pesquisa, tem experiência em Fundações e Mecânica dos Solos, modelagem física (centrífuga, fotoelasticidade e modelos reduzidos), provas de carga em fundações e modelagem numérica. Atuou profissionalmente nas áreas de projeto e execução de obras civis, principalmente em fundações, contenções, obras de terra e estruturas de concreto. É editor associado do periódico Soils and Rocks e coordenador da Comissão de Estudo Especial de Geossintéticos (CEE-175) da ABNT.
Palestra:
"Técnicas de desaguamento de lodo: foco em sistemas geotêxteis"
Matheus Muller, Dr.
Salus Engenharia em Desague
Engenheiro civil pela FEG - UNESP, com ênfase em projetos e edificações. Mestre em infraestrutura aeronáutica pelo ITA, com foco no deságue de resíduos em SCR (tubos geotêxteis). Conduziu estágio de pesquisa em desaguamento na Université de Caen Normandie. Doutor em infraestrutura aeronáutica pelo ITA. Diretor executivo e sócio fundador da SALUS Engenharia em Deságue e sócio fundador da PALADIUM Gerenciamento. Tendo interesse nas temáticas de eco eficiência de edificações e deságue inteligente de resíduos.
Eduardo Guanaes, MSc.
Huesker
Engenheiro Civil formado pela Fundação Mineira de Engenharia e Arquitetura de Minas Gerais (2001), com mestrado em Construção Civil pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais em 2009. Coordenador técnico comercial da Huesker Brasil desde 2009, sendo responsável técnico pela área ambiental.
Palestra:
"Geotêxteis e produtos correlatos em obras emergenciais"
Nathalia Castro, MSc.
Solmax Americas
Nathalia Castro é gerente de engenharia do grupo GEOTUBE® Systems na empresa Solmax, sendo responsável por assistir tecnicamente não só a equipe de vendas, mas também projetistas e clientes localizados no seu território de atuação, o qual engloba todo o continente americano. Com quase 20 anos de experiencia na indústria de geossintéticos, Castro já desempenhou funções nos setores comercial, técnico e também de desenvolvimento de novos mercados. Castro é formada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora e possui mestrado em geotecnia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, pelo qual defendeu sua dissertação entitulada “Sistemas Tubulares para Desaguamento de Lodos e Sedimentos Contaminados”. Nascida nos Estados Unidos, Castro cresceu no Brasil e em 2015 voltou a morar em sua terra natal, onde atualmente reside na cidade de Tampa, na Flórida.
Palestra:
"Pavimentação na Região Amazônica: solos expansivos e ausência de materiais"
José Maurício da Cunha Neto, Ten.Eng.
COMARA - Força Aérea Brasileira - Brasil
Engenheiro Civil-Aeronáutico, com experiência em obras e projetos de infraestrutura aeroportuária. Formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 2017, é militar da Força Aérea Brasileira, no posto de Primeiro Tenente Engenheiro, servindo na Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) desde sua formatura. Durante seu período na COMARA, atuou como revisor de projetos e avaliador de condição funcional de pistas, e na coordenação e execução de missões de sondagens geotécnicas e topográficas de aeródromos, enquanto Adjunto da Seção de Projetos (SDPJ). Chefiou o Laboratório de Pavimentação da COMARA (DELT) e atuou na Gerência e Execução de obras aeroportuárias na Subdivisão de Obras da COMARA (SDO), além de atuar como Adjunto desta Seção. Atualmente é Chefe da Seção de Apoio às Obras da COMARA (DEAO), onde é responsável por gerir todos os processos licitatórios de aquisição de bens de consumo de engenharia, serviços de engenharia e contratação de empresas para execução de obras para a SDO.
Palestra:
"Erosões em obras de terraplanagem"
Michel de Moraes Gouvea, Ten.Eng.
COMARA - Força Aérea Brasileira - Brasil
Engenheiro Civil, com vasta experiência em Gestão e execução de obras civis e militares. Formado pela Universidade Federal do Pará em 2007, com mais de 16 anos de experiência na execução de obras verticais e horizontais, tanto em estruturas de concreto, instalações prediais, elétricas e hidrosanitárias, como obras de terraplenagem e pavimentação. Militar da Força Aérea a mais de seis anos, tendo atuado como Gerente de Obra, Adjunto ao Chefe da Subdivisão de obras e mais recente como Adjunto ao Gerente da Obra da Base Aérea de Belém no planejamento das intervenções para a COP30.
Palestra:
"Contribuição das barreiras geossintéticas em obras emergenciais"
Patrícia Yoshimura, MSc.
Doutoranda ITA - Brasil
Patrícia Yoshimura é engenheira química formada pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, com mestrado em Engenharia de Materiais também pela UFSCar, e doutoranda em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica no ITA. Sua área de atuação principal é o comportamento e desenvolvimento de materiais poliméricos, sendo atualmente Diretora de Negócios na Sansuy S/A.
GEOTECNIA
TRANSPORTES
ENGENHARIA DOS MATERIAIS
SANEAMENTO
Site criado pela Comissão Organizadora do GEOSSAM'2024
SITE DESENVOLVIDO COM WEBACAPPELLA RESPONSIVE